Coluna.com

Tudo sobre a coluna vertebral.

Quer receber mais informações sobre a coluna? Subscreva a nossa newsletter.

Dor Ciática

A dor ciática, como é vulgarmente conhecida a ciatalgia, está cada vez mais presente na vida das pessoas. Apesar de estar no quotidiano de muitas pessoas há vários anos, só recentemente se começou a tratar dela tal como se devia tratar, ou seja, até então esta dor foi tratada como sendo uma doença o que na realidade não deveria acontecer uma vez que a dor ciática é sim um sintoma de outras doenças.

O que é a dor ciática?

A dor ciática acontece no nervo mais longo do corpo humano, este nervo encontra-se nos membros inferiores, começando na região lombar e terminando nos pés. A dor ciática percorre todo o nervo ciático, passando desde a sua raiz, passando pelas nádegas, pela coxa, chegando por vezes a afetar os pés. Para além da dor propriamente dita podem existir outros sintomas que estão relacionados com ela, podendo existir dificuldade na movimentação dos dois membros inferiores ou de apenas um, dificuldade em ter controlo sobre a própria perna, sentir uma espécie de formigueiro ao longo da perna, chegando por vezes a uma ligeira paralisia da perna.

Causas

Podem existir muitas causas para este sintoma aparecer no seu quotidiano, contudo a dor apenas aparece quando existe uma irritação ou inflamação do nervo, isto porque o facto de existir um problema na coluna que tenha como sintoma esta dor não implica que dia-após-dia o tenha, apenas aparece quando algo piora, muitas vezes até uma má posição poderá desencadear uma inflamação no nervo. Assim sendo as principais causas da dor ciática são: síndrome piriforme, hérnia discal, gravidez (no ultimo trimestre de gravidez é comum existir esta dor devido ao peso exercido pelo útero no nervo ciático e também pelo peso da própria gravida na sua coluna), lesão ou fratura pélvica, osteoartrite, escoliose, deslizamento de vertebras em decorrência de fraturas por pressão, e por último tumores.

Sintomas

Os sintomas desta dor dependem do grau do estado da sua doença, podendo ser muito leves como apenas um pequeno formigueiro ou em casos mais graves chegar a ter uma dor tão forte que não consegue mexer a perna, existindo uma ligeira paralisia momentânea. Por norma quando esta dor está presente apenas se manifesta num dos membros inferiores, dependendo do lado da coluna que está a ser mais afetado pela doença, sendo que os sintomas podem não acontecer todos ao mesmo tempo, ou seja, durante um período de tempo pode sentir dor, noutro período poderá sentir formigueiro, podendo até sentir todos os sintomas juntos (o que não acontece com muita frequência).

Principais sintomas

Tratamentos

Os tratamentos aplicados a esta dor vão depender do tipo de doença que a esta a causar, isto porque como esta é um sintoma de um outra doença deverá em primeiro lugar descobrir essa doença e começar a trata-la o mais rápido possível. Deverá recorrer sempre ao seu médico de família, tentando resolver o problema rapidamente.

Na primeira instância deverá recorrer a analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno ou paracetamol, pedindo sempre ajuda ao farmacêutico de como os deve tomar, podendo também colocar gelo na zona mais afetada nas primeiras 48h e se lhe for possível intercalar o gelo com toalhas quentes. Em alguns casos esta dor não passa apenas com paracetamol é necessário recorrer a medicações mais fortes, como injeções, anti-inflamatórios, para reduzir a inflamação do nervo.