Coluna.com

Tudo sobre a coluna vertebral.

Quer receber mais informações sobre a coluna? Subscreva a nossa newsletter.

Dor nas costas na gravidez

A dor nas costas na gravidez é uma queixa comum de muitas mulheres grávidas e é um sintoma muito comum. Estima-se que mais de 50% das mulheres grávidas tenham dores nas costas.

Porque temos dores nas costas?

A maioria destas dores nas costas são provocadas pelas mudanças hormonais que ocorrem no corpo da mulher e pelo peso do útero. Conforme este cresce, os músculos do abdómen esticam e ficam mais fracos, o que leva a que o centro de gravidade mude de lugar. Com esta alteração, a postura da mulher muda o que poderá causar as dores nas costas.

Também os hormónios são os responsáveis por enfraquecer as articulações e ligamentos, o que altera a estabilidade e pode provocar a dor em posições específicas. Variando de mulher para mulher, pode ter dores ao andar, ao sentar e mesmo em posição deitada.

Tipos de dores nas costas na gravidez

Existem vários tipos de dores nas costas que podem surgir durante uma gravidez. Estas dores surgem maioritariamente nos últimos 4 meses da gravidez e podem ir piorando até ao parto. Muitas mulheres ficaram também com dores meses após o parto, mas estas vão desaparecendo gradualmente. Veja os tipos de dores nas costas que pode ter durante a gravidez:

Dor pélvica

A dor mais comum numa mulher grávida é a dor no plexo pélvico (zona da virilha e púbis). Estas dores surgem acima da vagina, no osso do púbis e não podem ser tratadas como uma dor de costas comum. Neste caso deve sempre consultar o seu médico para que ele possa verificar a situação e fazer o despiste da disfunção da sínfese púbica.

Dor ciática

Estas dores são menos comuns, mas não são menos incomodativas! Surgem por inflamação do nervo ciático e ocorrem no fundo das costas e nos lados. A mulher sente uma grande pressão no final das costas. Este tipo de dor também não é exclusivo da gravidez, sendo que muitas mulheres já experienciam este tipo de dor antes de ficarem grávidas.

Dor verdadeira

A dor de costas verdadeira é aquela que não está relacionada com o facto de estar grávida. Esta dor é provocada por más posturas, carregar peso da forma errada ou insuficiência muscular.

Esta dor é mais comum no final do dia, por cansaço acumulado, ou por ficar muitas horas em pé. Apesar de não estar relacionada com a gravidez, a alteração da postura pode fazer com que estas dores surjam.