Coluna.com

Tudo sobre a coluna vertebral.

Quer receber mais informações sobre a coluna? Subscreva a nossa newsletter.

Forma física e força

As investigações sugerem que a falta de exercício aumenta o risco de problemas nas costas.

Se estivermos em forma, os músculos estão fortes e flexíveis, e recuperamos mais depressa de uma lesão ou doença. Os ossos também ficarão mais fortes. Se permanecermos em forma enquanto envelhecemos, os ossos irão manter a sua força por mais tempo. Alguns desportos como o golfe, o críquete e o beisebol — que implicam torcer e esforçar as costas — podem provocar muitos problemas nas costas. Os desportos de competição levam algumas pessoas a treinar de forma tão intensa que causam problemas de excesso de uso.

Os músculos abdominais são muitas vezes sub-utilizados nas actividades diárias. Se estiverem fortes ajudam a suportar a coluna ao aumentar a pressão no abdómen, o que reduz a tensão na zona lombar. Se tivermos os músculos abdominais fracos, as costas têm de suportar um peso maior, tornando-nos mais propensos a dores na zona lombar. No entanto, a força dos músculos das costas não parece afectar as probabilidades de se ter problemas nas costas, a não ser que se transportem cargas demasiado pesadas. A maior parte das pessoas tem músculos nas costas capazes de suportar actividades normais.

A falta de flexibilidade dos bicípites femorais pode provocar dores nas costas. Estes músculos alongam-se sempre que nos flectimos para a frente. Se estiverem rígidos, as costas têm de se flectir mais, o que irá aumentar o risco de problemas nas costas. Ter as costas rígidas pode não causar problemas. Contudo, as terapias para aliviar as dores nas costas e aumentar a sua flexibilidade são muitas vezes bem sucedidas.