Coluna.com

Tudo sobre a coluna vertebral.

Quer receber mais informações sobre a coluna? Subscreva a nossa newsletter.

Hérnia discal

Durante anos ouviu-se falar de casos em que o doente sentia fortes dores de coluna que afetavam bastante a sua vida diária, contudo tudo era associado a esforços excessivos e se teria de viver assim para o resto da vida. Só com o avanço da medicina foi possível detetar e tratar este tipo de pacientes, evitando assim que as pessoas passassem anos afio com dores de coluna insuportáveis.

O que é a hérnia discal?

O corpo humano é composto por um esqueleto, facilitando os movimentos e sustentando o peso do próprio corpo, sendo que uma das zonas desse esqueleto é a coluna vertebral. A coluna vertebral é constituída por 33 vertebras, sendo que entre cada vertebra existem os discos intervertebrais, 32 discos. Estes discos têm como sua principal função manter uma dada distância entre as vertebras para que assim o esqueleto se possa movimentar facilmente e sem dores associadas. É neste local que se formam as hérnias discais, isto porque dentro de cada disco existe uma estrutura gelatinosa que servirá como amortecedor no núcleo pulposo, este núcleo está revestido por um anel, contudo quando há uma força ou um movimento demasiado forte no anel, este acabará por não a suportar e romper-se. Quando existe a rotura deste anel, o núcleo deixa de estar protegido, ou seja, acaba por sair parte do núcleo para fora do disco intravertebral, formando assim a hérnia discal.

Tipos de hérnia discal

Apesar das hérnias terem todas a mesma origem, ou seja, provêm todas da rotura do anel, existem três tipos diferentes de hérnia discal: protrusas, extrusas e sequestradas. A hérnia discal protrusa acontece quando o centro do disco se desloca, sem romper as fibras, por norma este tipo de hérnia faz com que o doente sinta bastantes dores devido à compressão que existe no disco. Na hérnia discal extrusa as fibras acabam por se romper, contudo não derrama no canal medular, o quadro clinico deste paciente vai ser de dores muito fortes, intensas e com um efeito mais prolongado, ou seja, as dores são mais intensas e cada cenário de dor dura mais tempo. Por ultimo, na hérnia discal sequestrada é o caso mais grave dos três casos, pois neste cenário existe o rompimento das fibras e ainda a migração do núcleo para o canal medular, fazendo com que para além das dores muito intensas o doente sinta alteração no quadro sensitivo e motor.

Causas

Não se pode dizer que uma hérnia discal acontece devido a uma dada causa, pois existem várias causas que podem levar ao aparecimento de uma hérnia discal, contudo o mais importante é que mal sinta que algo não está bem com a sua coluna recorra imediatamente ao seu médico de família.

Principais causas

Sintomas

Os sintomas da hérnia discal dependem de pessoa para pessoa, do local onde esta está localizada, ou até mesmo da gravidade da mesma.

De uma forma geral os sintomas de uma hérnia discal são:

Tratamentos

Esta doença pode nunca chegar a desaparecer do seu corpo e ainda assim não lhe dar problemas nenhuns, para isso basta controlar bem a situação dia-após-dia. O principal tratamento das hérnias é o cuidado diário, é necessário ter um grande controlo no quotidiano, evitar mudanças bruscas de posição, levantamento de pesos, manter o seu peso controlado, contudo nem sempre resulta apenas com estes cuidados básicos, existindo outros tratamentos auxiliares, como fisioterapia e medicação. Quando a hérnia já se encontra em um estado muito avançado pode-se recorrer à operação, removendo assim a hérnia discal.