Coluna.com

Tudo sobre a coluna vertebral.

Quer receber mais informações sobre a coluna? Subscreva a nossa newsletter.

Osteologia da coluna

A coluna, coluna vertebral, coluna raquidiana ou ráquis (Columna vertebralis) situa-se na porção posterior e mediana do tronco e divide-se em quatro porções: cervical, dorsal ou torácica, lombar e sacro-coccígea.

Osteologia da coluna

O ráquis é constituído por 33 ou 34 vértebras, sendo sete vértebras cervicais (Vertebrae cervicales), doze vértebras dorsais (Vertebrae thoracicae), cinco vértebras lombares (Vertebrae lumbales), cinco vértebras sagradas, que se encontram soldadas, para constituirem uma peça óssea única, o sacro (Os sacrum) e quatro ou cinco vértebras coccígeas que constituem também uma peça óssea única, o cóccix (Os coccygis).

Sob o ponto de vista morfológico, as vértebras podem classificar-se:

Vértebras Típicas ou Verdadeiras Isólogas Comuns
Especiais
Hetrólogas
Atípicas ou soldadas Alomórficas
Alotróficas

Vértebras típicas

As vértebras típicas ou verdadeiras, são vértebras independentes e podem dividir-se em vértebras isólogas e heterólogas. As vértebras isólogas assemelham-se às vértebras esquemáticas, podendo ser de dois tipos: as vértebras comuns, sem características especiais, sendo a 3ª, 4ª e 5ª vértebras cervicais, as 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª vértebras dorsais e as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª vértebras lombares, e as vértebras especiais apresentando características particulares, sendo a 6ª e a 7ª vértebras cervicais 1ª, 10ª, 11ª e 12ª vértebras dorsais e a 5ª vértebra lombar.

As vértebras heterólogas diferem um pouco das vértebras esquemáticas, sendo deste tipo o atlas e o áxis.

Vértebras atípicas

As vértebras atípicas ou soldadas são vértebras em que houve alterações da forma e do desenvolvimento, afastando-se das vértebras esquemáticas, podendo dividir-se em vértebras alomórficas e alotróficas. As vértebras alomóificas são caracterizadas por apresentarem alterações na forma, como o sacro e o cóccix. As vértebras alotróficas são caracterizadas por apresentarem alterações do desenvolvimento, como as vértebras cranianas (occipital, esfeno-parietal, esfeno-frontal e etmóido-nasal) e isto segundo a teoria vertebral do crânio.